sábado, 3 de agosto de 2019

Acabe com a ressaca

Queridas amigas!!!!

Quem nunca????


Quem nunca abusou na bebida?
Saiba como evitar e como tratar a temível ressaca!
Depois daquela festa gostosa, rodeada de amigos e regada de muita bebida seja ela destilada ou não, eis que no dia seguinte surge o resultado: dor de estômago, tontura, vômitos, dor de cabeça, a sede insaciável, resumindo... A famigerada ressaca! 
Quem já viveu um dia como esse, sabe o quão ruim é acordar no dia seguinte.
 Para poder se livrar desse terrível e indesejado resultado, iremos citar algumas dicas que ajudarão a amenizar ou, em alguns casos, a curar o porre e salvar o dia seguinte!

Confira:

Imagem relacionada

POR QUE ACONTECE A RESSACA?

Todos os sintomas que resumem a ressaca tem uma explicação. Após ingerir o álcool, é necessário que ocorra sua metabolização; a principal responsável para essa função é a glicose. Para quem não se lembra, a glicose é a fonte energética para o nosso corpo, assim quanto maior a ingestão de álcool, mais glicose é gasta para que realize sua função; no final, o que ocorre é um grande consumo da energia corporal, com posterior enfraquecimento do organismo (falta de energia). Além disso, o álcool também ataca o sistema nervoso e sistema gastrointestinal, justificando sua apresentação clínica pós ingestão excessiva.

Imagem relacionada

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA RESSACA?

             Dor de cabeça;
             Vômitos;
             Fraqueza;
             Sede excessiva;
             Tremores;
             Diarreia;
             Náuseas;
             Dor abdominal;
             Irritabilidade;
             Sono excessivo.

Imagem relacionada

COMO POSSO EVITAR OS SINTOMAS INDESEJADOS DA RESSACA?

1.            Alimente-se bem antes de ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica – o “estômago cheio” impede que ocorra a absorção imediata do álcool, retardando os sintomas;
2.            Opte por uma dieta que irá proteger o fígado contra a ação do álcool, como por exemplo: peixes, azeite, beterraba, entre outros;
3.            Procure não exceder na bebida;
4.            Intercale a ingestão de álcool com água, isso ajuda a diminuir a absorção da bebida;
5.            Abuse dos cubos de gelo nos copos de bebida – quando o gelo derrete, ele ajuda a diluir o álcool da bebida, diminuindo seus efeitos.

Resultado de imagem para imagem de mulher com ressaca

O QUE POSSO FAZER PARA CURAR A RESSACA?

1.            Abuse da ingestão de água, antes, durante e, principalmente depois da bebedeira, isso irá ajudar o seu organismo a metabolizar melhor o álcool, diminuindo seus efeitos;
2.            Após a ingestão excessiva do álcool, opte por uma dieta mais leve, sem frituras e alimentos gordurosos, mas que contenha legumes, verduras e frutas;
3.            Os medicamentos que prometem curar a ressaca podem ajudar, porém não são milagrosos, podendo muitas vezes, não haver melhora do quadro;
4.            Quando for descansar, opte por um lugar calmo e silencioso, isso ajuda a diminuir as dores de cabeça e os sintomas de tontura;
5.            Abuse dos chás, em especial de hortelã, erva cidreira e salsaparrilha, todos ajudam na melhor digestão;
6.            Evite a ingestão de café após a bebedeira, sua forte composição pode piorar os sintomas gastrointestinais;
7.            Beba moderadamente, sempre!
Não esqueça nunca de ter consciência do seu estado alcoólico, se perceber que exagerou, opte por viver e não dirija!

Quando você bebe, seu corpo fica cheio de etanol, que é uma toxina gerada pela reação do álcool no corpo. É ela que causa a dor de cabeça e as náuseas. Respire fundo e vá para a cozinha comer ovos, cebolas, pimenta e brócolis, não necessariamente nessa ordem. Eles têm cisteína, que elimina o etanol.
Bananas também são sucesso para repor todo o potássio que você perdeu nas duas mil vezes que foi ao banheiro no bar/balada. Ela vai ajudar a recuperar seu corpinho, além de conter frutose, um aminoácido responsável por acelerar o processamento de álcool no sistema sanguíneo. Outra boa pedida é suco de laranja.
Água, coca-cola, chá e gatorade são outros áses. Além de repor líquidos, limpar seu organismo, e hidratar (tanto seu cérebro quanto seu corpo), isotônicos tem sódio que ajuda na manutenção do corpo e os chás/coca cola ajudam a despertar (mas nada de café, tá? Ele desidrata).
Tome um banho com água morna a fria. Isso ajuda a ativar a circulação no corpo e processar o álcool mais rápido.
No dia anterior, se conseguir, tome um analgésico. O ObaOba não apóia a automedicação por motivos de bebedeira, mas ele mascara alguns sintomas da ressaca. Não deixe de se alimentar bem, porque ele não resolve o problema, só dá um pouco mais de vontade de viver.
Outra boa dica para antes de dormir é tomar vitamina B6. Evite Tilenol ou coisas do tipo, eles esforçam o fígado (e tudo que você não precisa é de mais alguma coisa forçando o coitado).

Resultado de imagem para imagem de mulher com ressaca

Dica 1: quanto mais escura a bebida destilada, mais congêneres ela tem e mais forte a ressaca. Tequila, rum, whisky são tiro e queda.

Dica 2: se for apelar pra uma bolsa de gelo, use meio copo de vodka e meio de água. Ela mantém o gelo por mais tempo e com uma temperatura bem mais baixa.

Curiosidade: fumantes, já perceberam que quanto mais você bebe, mais você quer fumar? Não é à toa. Quanto mais você bebe, mais você vai ao banheiro. E, ao fazer xixi você libera muitas coisas, inclusive a nicotina que você fumou (e o principal ingrediente viciante do cigarro).

Fonte e ajuda da nutricionista Mariana Jota.

Então... agora que você é uma Expert em ressaca, cuide-se bem antes de pisar outra vez na jaca...

Palavra da KIKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário