terça-feira, 26 de abril de 2016

Olá amigas,

Preparem-se para aprender duas receitas de matar de inveja a Santa Gula.
São sobremesas especialíssimas, tão deliciosas, tão saborosas que equivalem a uma flechada do Cupido. De sabores delicados e texturas que derretem na língua, valem como um beijo na boca de quem tiver o privilégio de prová-las.

Quem viver verá... 

Confira:




ABACAXI GRELHADO COM LICOR DE LARANJA

Ingredientes

1 abacaxi médio
3 colheres (sopa) de licor de laranja
açúcar para polvilhar
3 colheres (sopa) de manteiga
raspas de limão a gosto
folhas de hortelã a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque o abacaxi e corte em rodelas de cerca de 2 cm de espessura. Transfira para uma travessa e regue com o licor. Deixe tomando gosto por 5 minutos.

2. Lave e seque as folhas de hortelã e reserve.

3. Leve uma frigideira antiaderente grande ao fogo médio. Polvilhe um pouco de açúcar em 3 fatias de abacaxi, dos dois lados. Coloque 1 colher (sopa) de manteiga na frigideira e, quando derreter, doure as fatias com açúcar por 4 minutos de cada lado. Não precisa mexer. Transfira para um prato e repita o procedimento com as outras fatias.

4. Na frigideira, coloque o licor que ficou na travessa e junte mais ½ xícara (chá) de água. Deixe ferver e junte a colher de manteiga restante. Desligue o fogo e regue as fatias de abacaxi com essa caldinha. Sirva com uma bola de sorvete (na foto usamos um sorbet de limão). Polvilhe com as raspas de limão e decore com folhas de hortelã.



MUSSE QUE VIRA SUFLÊ (DE VÉSPERA)

Essa receita é ideal para comemorações: um suflê de chocolate que pode ser feito no dia anterior! A outra curiosidade é que a preparação é multiuso: a mesma receita pode ser servida como musse ou suflê. A única diferença é que uma vai para geladeira, e a outra, para o forno.

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo (no mínimo 50% de cacau)
4 ovos (em temperatura ambiente)
1 colher (sopa) de cachaça
1/4 de xícara (chá) de açúcar
manteiga e açúcar cristal para untar e polvilhar
açúcar de confeiteiro para decorar (opcional)

Modo de Preparo

1. Numa tábua, pique o chocolate em pedaços grandes.

2. Numa tigela refratária grande, leve o chocolate ao micro-ondas para derreter. O tempo pode variar, então, coloque para rodar de 1 em 1 minuto, até ele amolecer. Misture bem e deixe esfriar.

3. Unte com manteiga 4 ramequins (ou qualquer tigelinha refratária individual) e polvilhe com açúcar cristal. Tem que ser cristal: ele forma uma paredinha que serve de apoio para o suflê crescer. Leve ao congelador para firmar, enquanto prepara a receita. (Se for servir como musse, pode pular esta etapa. Não precisa nem untar nem polvilhar.)

4. Separe as claras das gemas dos 4 ovos, que devem estar em temperatura ambiente.

5. Junte a cachaça às gemas e, somente quando o chocolate estiver em temperatura ambiente, junte a mistura de gemas ao chocolate. (Se ele estiver quente, vai cozinhar as gemas.)

6. Na batedeira, bata as claras até que tripliquem de volume. Para começar, deixe a batedeira em velocidade baixa; assim que as claras começarem a espumar, junte a metade do açúcar. Aumente a velocidade. Quando as claras começarem a firmar, junte o restante do açúcar. Elas precisam estar firmes, mas não podem endurecer excessivamente.

7. Junte 1/3 das claras ao chocolate e misture bem. O restante, incorpore delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos circulares de baixo para cima.

8. Coloque a massa nos ramequins, limpe as bordas com papel-toalha e leve à geladeira por 24 horas.

9. No dia seguinte, cerca de 10 minutos antes de assar a sobremesa, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média-alta).

10. Transfira os ramequins da geladeira para uma assadeira e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos, até crescer. Decore com açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.

Musse de chocolate

Para servir como musse, depois de umas 3 horas na geladeira, está pronta. Se for para servir como suflê, a massa precisa ficar 24h na geladeira antes de ir ao forno.

PS: Ambas as receitas foram retiradas do site da Rita Lobo, Panelinha.

Custo: Não tem preço!

Degustar uma sobremesa incrível é uma experiência inigualável. Preparar também.
Só faça essas receitas para alguém merecedor de tal iguaria, porque boca que não merece beijo... PIMENTA NELA!!!

Palavra da KIKI  

Nenhum comentário:

Postar um comentário