segunda-feira, 10 de junho de 2013

Você está retendo líquidos?



Olá amiga,


Às vezes você tem a sensação de que engordou de uma hora para outra?
Ao vestir um jeans que usou há um ou dois dias atrás, não conseguiu fechá-lo com a mesma facilidade? O botão da cintura não fecha ou a calça fica “pegando” nas pernas?

 Olha para a sua imagem no espelho e abafa um soluço na garganta...
Hor-ro-ri-za-da percebe que ENGORDOU!!!!!!!! Será que é possível engordar assim de uma hora para outra????
Sim, lamento informar, mas você pode estar retendo líquidos.

 Confira:


A retenção de líquidos ocorre quando o organismo deixa de eliminar os líquidos ingeridos e passa a acumulá-los entre as células do organismo de forma que a quantidade de líquidos seja excedida e anormal. Normalmente, a retenção de líquidos ocorre em organismos femininos por causa do período menstrual, mas também ocorre em organismos masculinos como sintoma de algum problema que ocorre tanto em homens quanto em mulheres, como funcionamento deficiente da tireoide, hipertensão, problemas renais, má alimentação, falta de exercícios físicos, má funcionamento do coração e fígado, inflamações, problemas na circulação sanguínea, questões emocionais e outros.

O acúmulo excessivo de líquidos no organismo pode ser percebido a olho nu, pois provoca inchaço por todo o corpo (principalmente em regiões como barriga, mãos, pernas, pés e
tornozelo) e ainda provoca o ganho de peso que varia de acordo com a quantidade de líquido retido no organismo, o que normalmente varia entre 1 e 2 kg.

As principais causas da retenção de líquidos normalmente são as deficiências na circulação, tanto do sangue quanto do plasma, tensão pré menstrual e gravidez.
 Afastados os problemas médicos que por ventura possa ter, veja as seguintes dicas:

EVITE:
· Alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, embutidos como linguiça, presunto, salame e salsicha.

· Alimentos que retêm líquidos como: embutidos, sal em excesso e alimentos processados.

ABUSE:
Alimentos que favorecem uma barriga retinha sem causar retenção de líquidos.
Fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dolorida.

 São eles:

Farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, aveia, semente de linhaça.

Cereais integrais, pão Integral, arroz integral.

Nozes, Castanha do Pará.

Raízes incluindo batata, batata doce, inhame e cenoura;

Verduras e legumes como o espinafre, brócolis e etc.

Frutas.

Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço.

São eles:

Chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino.

Coma menos sal e proteja-se dos inchaços e da hipertensão


5 passos para reduzir o consumo de sal e corrigir a retenção de líquidos:

(Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão)

1. Use o mínimo de sal no preparo dos alimentos, substituindo-o por temperos naturais como alho, salsinha, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho;

2. Evite temperos industrializados como ketchup, mostarda, molho shoyu e caldos concentrados. Atenção para o aditivo glutamato monossódico, utilizado em alguns condimentos e nas sopas de pacote;

3. Cuidado com as conservas como picles, azeitona, aspargo, patês e palmito, enlatados como extrato de tomate, milho e ervilha – alimentos conservados em sal e os salgadinhos como batata frita, amendoim salgado, cajuzinho;

4. Evite carnes salgadas como bacalhau, charque, carne-seca e defumados;

5. Nunca tenha um saleiro à mesa. Tente se acostumar com o sal light. Possui 50% a menos de sódio.

Para Ellen Paiva, da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pior atitude para mulheres que se queixam de retenção de líquidos é o uso dos diuréticos, que induzem à perda forçada de água, causando desidratação celular, eliminação artificial da urina e a falsa impressão de que o inchaço foi reduzido ou até mesmo que houve perda de peso. “A perda de peso, nestes casos, ocorre à custa de desidratação e a diurese forçada deixa sempre a impressão de que os rins não funcionam bem, quando, na verdade, o que é anormal é o volume de urina eliminado, e, com ele, eletrólitos importantes como o potássio. A má conduta acarreta em dores e fraqueza nas pernas, além de câimbras”, adverte a especialista.

“Finalmente, é importante que as mulheres saibam que se elas têm rins funcionantes, coração e fígado normais e acesso normal à água, elas não estão inchadas, nem retêm líquidos. Quando realmente têm retenção de líquidos, isso faz parte do ciclo menstrual e é transitório ou precisam rever suas dietas e seus estilos de vida para tentarem explicar de maneira mais correta a sensação de ganho de peso”. A correção da retenção de líquidos não é difícil, desde que possamos entender as causas do problema.


Algumas dicas caseiras para “drenar” líquidos:

ü  Beba uns 2 litros de água diariamente. Observe sua urina. Clara e inodora é sinal de que está bebendo bastante água e eliminando corretamente. Turva e com cheiro forte, é sinal que não está tomando líquidos o suficiente. Mantenha sua urina cristalina.

ü  Faça exercícios físicos. Transpire! Faça caminhadas.

ü  Alimente-se com frutas, sucos, chás, verduras e legumes. Não coma comida enlatada, embutidos e controle o sal.

ü  Evite bebidas isotônicas.

ü  Se possuir uma centrífuga, faça um concentrado de folhas verdes.

ü  Prepare diuréticos naturais. Chá de cavalinha, de casca de abacaxi, chapéu-de-couro, chá verde ou branco. Tome pelo menos 3 xícaras ao longo do dia.

ü  Se tiver condição faça massagens e drenagem linfática

ü  Use roupas folgadas e sapatos que não apertem. Evite salto alto no período.


Receita da KIKI

Corte a parte branca que fica entre a casca e a parte vermelha da melancia em pedaços pequenos. Coloque alguns ramos de hortelã. Cubra com água quente. Espere esfriar e coe. Tome como um chá frio ou quente. É ótimo diurético natural, além de baratíssimo.

Não fique gorda ou inchada....
Tome as providencias necessárias e viva a vida!

Beijocas da Kiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário