domingo, 14 de março de 2010

Uma historia boba, uma grande lição

Amigas!!!!!

Recebi por e-mail esta historinha. Meio boba como diz o titulo, mas no fundo de uma grande sabedoria. Trata-se da falta de gentileza e tolerância que por vezes tratamos a quem amamos; amigos, namorados ou familiares. Já dizia o poeta que “gentileza gera gentileza” e na falta desta, gera mágoa, ira e decepção. A tolerância precisa ser exercitada para se evitar humilhações desnecessárias, mágoas descabidas e melhoria nas relações interpessoais.
Confira:
Um rapaz, por causa de seu caráter impulsivo, tinha raiva à menor provocação e falava coisas que magoava profundamente qualquer pessoa. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes ele se sentia envergonhado e arrependido e se esforçava por consolar a quem tinha magoado.... Só que nem sempre dava certo.

Um dia, seu pai o viu pedindo desculpas, depois de uma explosão de raiva, e entregou-lhe uma folha de papel lisa e disse:
 A M A S S E – A!
Com medo, o filho obedeceu e fez com ela uma bolinha.
- Agora, deixe-a como estava antes. (Óbvio que não se pode deixá-la como antes). Por mais que ele tentasse, o papel continuava cheio de pregas.
O pai disse-lhe, então:
- O coração das pessoas é como esse papel. A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.
Assim, o filho aprendeu a ser mais compreensivo e mais paciente e a pensar sempre antes de proferir palavras ásperas.
PORTANTO....
Quando você sentir vontade de estourar lembre-se do papel amassado. A impressão que deixamos nas pessoas é impossível de apagar. Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras e logo queremos consertar o erro, pode ser tarde demais...
ENTÃO...
Fale somente quando suas palavras possam ser tão suaves como o silêncio. Pense.... Essas marcas não se apagam. Palavras às vezes marcam mais que um tapa.
Vamos pensar a respeito?
Beijos da KIKI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário