terça-feira, 16 de março de 2010

Gripe suina... Você vai se vacinar?

Amigas,

Mal começou, e a campanha da vacinação da gripe suina já virou polêmica no país. Tomar ou não tomar, eis a questão.
Desde que me entendo por gente, vacina é a maior conquista para a humanidade. Erradicar vírus contra poliominite, hepatites, varíola e outras terríveis doenças é vitória semelhante a ganhar guerras e batalhas, mas quando é que foi que começaram os boatos e as dúvidas sobre as vacinações?
A internet espalha boataria, a corrupção corrobora para que acreditemos que o esforço da vacinação em massa não passa de plataforma eleitoral e o Ministério da Saúde lança um calendário de vacinaçao onde uma parcela da população ficará de fora da cobertura gratuita.
Pais de filhos pequenos estão inconformados. Pelo calendário oficial, só serão vacinadas as crianças entre 6 meses e dois anosde idade. Como explicar a essas pessoas que as crianças em idade escolar não precisam ser vacinadas se no ano passado até as escolas foram fechadas? Isto parece consistente?
Mas, deixando a histeria de lado, o que se viu no ano passado, em plena crise economica mundial, foi ao meu ver, um grande exagero. Quem desse um único espirro em lugar público era visto como se fosse o diabo em pessoa. Chegamos ao ponto de esbarrar em várias pessoas na rua usando máscaras e luvas como se estivessem se protegendo de um ataque nuclear.
Claro que tudo isso junto causa indecisão na hora de optar.De qualquer forma a vacina está aí e sempre é melhor prevenir do que remediar. A opção de pagar por ela se não fizer parte do calendário de vacinação gratuita é particular.
Enquanto pensamos sobre o assunto, o hábito de lavar as mãos juntamente com uma boa alimentação é bastante eficaz.
Veja abaixo o calendário de vacina oficial.


 
 
 
 
 
 
 
 

Clique na ilustração para ampliar
 
Beijos da KIKI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário