sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Tudo o que você queria saber sobre doação de órgãos e tinha medo de perguntar

Minhas queridas,
Todo o ano nesta mesma época começam as campanhas para doações de órgãos. Estar ao par sobre este assunto, pode significar a diferença entre a vida e a morte.Muito foi dito, mas pouco foi esclarecido, e as pessoas se perguntam como fazer e proceder para ser um doador.
É preciso ter em mente que só a vontade não conta e que é necessário tomar algumas decisões para que alguem receba uma nova chance.
Eu, Kiki, simpatizante e defensora da causa, quero colaborar para que vocês tenham todas as informações corretas sobre doação de órgãos.
Confira:
Doar órgãos é um ato de amor. É a solidariedade que salva.

Para melhor compreendermos os mecanismos da doação, faz-se necessário os seguintes esclarecimentos:
• Para ser doador, não é necessário deixar nada por escrito, nem elaborar qualquer documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. Somente os familiares autorizam a doação de órgãos.
• A retirada dos órgãos só pode ser feita mediante morte cerebral confirmada e comprovada através de exames. A morte encefálica é irreversível.
• Os órgãos retirados vão para pacientes que estão na fila à espera de um transplante. Esta fila é uma lista única, nacional, definida pela central de transplantes de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.
“A lista única” é rigorosamente controlada. Na lista única não existem ricos ou pobres, negros ou brancos ou qualquer diferença que possa beneficiar uma pessoa ou prejudicar outra. Existe uma ordem de entrada e ninguém passa na frente de ninguém.
• Os órgãos que podem ser aproveitados para transplantes são: coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas, córneas, intestino, veias, ossos e tecidos. Um único doador pode salvar muitas vidas.
• O corpo do doador não fica mutilado após a cirurgia de retirada dos órgãos e poderá ser velado pelos entes queridos normalmente.
• A nova lei de doação de órgãos vale para todos os brasileiros maiores de 21 anos e para todos os estrangeiros residentes no Brasil. Menores de 21 anos também podem doar, caso seus familiares ou tutores legais autorizem.
• Não existe a possibilidade de comercialização, assim como não existe um “mercado negro” de órgãos. As equipes médicas de transplantes recebem os órgãos para as cirurgias encaminhados pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos que por sua vez consulta a lista única e comunica ao Serviço de Saúde onde o receptor está sendo atendido para realizar os preparativos do transplante.
Doar órgãos é um ato de amor ao próximo.É a confirmação de que precisamos uns dos outros.
Repasse para o maior número de pessoas.
Pense sempre que alguém que você ama pode vir a ser um receptor.
Beijos da KIKI
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário