terça-feira, 23 de maio de 2017

Espaguete com ragu de linguiça

Olá garotas!!!

Com o friozinho de outono, a vontade que dá é de comer massa!!!!
Ou pasta como dizem os italianos.
Uma das receitas mais famosas da Sicília, é o macarrão com ragu de linguiça.
Esse molho é tão saboroso, mas tão saboroso que requer um preparo elaborado.
Pesquisando na WEB, encontrei no site da Rita Lobo a receita mais parecida com a divina iguaria...
E pasmem!!!!
Nem é tão trabalhosa assim!

Confira:




Ingredientes

1 kg de linguiça calabresa fresca
4 latas de tomate pelado em cubos
1 cenoura
1 talo de salsão ou 1/2 xícara (chá) de salsão picado congelado
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de água
azeite a gosto
1 colher (chá) de semente de erva-doce
1 folha de louro 1 ramo de manjericão sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Queijo parmesão a gosto

Modo de preparo

Retire a linguiça calabresa da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes - ela não pode estar gelada na hora de dourar.
Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte fina do ralador. Lave, descarte as folhas e corte o talo de salsão em cubinhos.
Com a ponta da faca, corte apenas a pele dos gomos de linguiça e descarte. Transfira a carne para uma tigela e, com uma espátula, desmanche-a em pedaços menores - se preferir, descarte os pedaços maiores de gordura.
Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure a carne da linguiça em etapas - se colocar tudo ao mesmo tempo ela cozinha no vapor em vez de dourar. Deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual e poder partir a carne em pedaços menores. Transfira para uma tigela e doure o restante da carne, regando a panela com azeite a cada leva.
Mantenha a panela em fogo médio, regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Acrescente a cenoura e o salsão e refogue por mais 3 minutos, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos. Junte o alho, as sementes de erva-doce, o louro e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.
Volte a linguiça para a panela, regue com o vinho e misture bem. Deixe cozinhar até secar. Adicione o tomate pelado (com o líquido), regue com a água e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto - cuidado, pois a linguiça já é salgada - e deixe cozinhar em fogo alto até ferver.

Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora com a tampa entreaberta, até o molho encorpar - nos últimos 10 minutos de cozimento, acrescente o manjericão para dar sabor ao molho.
Prove e ajuste o sal, pulverize o parmesão e sirva a seguir com o macarrão da sua preferencia.

OBS: Para um molho maravilhoso como esse, invista na compra de um espaguete genuinamente italiano. As marcas importadas que vendem aqui no Brasil são deliciosas, não grudam e não passam do ponto.

Chame o "mozão" da hora e saboreie com um tinto bem encorpado.

Espere pelo que vier na sequência!!!!

Palavra da KIKI

Nenhum comentário:

Postar um comentário