sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Primeiros socorros: Você sabe como agir numa emergência?

Amigas,



Às vezes presenciamos na rua, no trabalho, na praia ou em qualquer lugar, pessoas passando mal, tendo ataques e correndo perigo de vida. Ficamos em volta da pessoa por solidariedade, mas sem sabermos o que fazer, só engrossando a turma dos curiosos, não é mesmo?

Informações sobre primeiros socorros é o mínimo que deveríamos saber, pois este conhecimento pode salvar uma vida.

Situações de emergência podem ocorrer no cotidiano de nossas vidas, seja no lar, no lazer ou em qualquer outro lugar. Não entre em pânico, procure controlar seu medo. Se não for capaz, afaste-se e procure outro para ajudar. Lembre-se, uma pessoa em pânico não consegue ajudar, porque não raciocina direito e o pânico pode se propagar com facilidade, transformando um acidente banal em uma catástrofe.

Conheça algumas emergências e o modo de agir em cada uma delas, afinal este conhecimento não custa dinheiro, no meu blog é DE GRAÇA!!!!

Confira:




EMERGÊNCIA /SINTOMAS/ TRATAMENTO


Afogamento: Inconsciente, sem respiração. O coração poderá ter parado Se a vítima tiver pulso, mas não respirar, aplique respiração artificial. Se o coração estiver fraco, batendo muito lentamente, aplique massagem cardíaca, desde que esteja treinado. Não mova a cabeça, o pescoço ou as costas sem necessidade.

Ataque Cardíaco: Persistente dor no peito, geralmente irradiando-se para o ombro e braço esquerdos. Dificuldade de respirar. Lábios e unhas azuladas. Chame uma ambulância. Coloque a vítima em posição confortável, sentada. Use travesseiros como apoio. Mantenha-a aquecida e afrouxe as roupas.

Choque Elétrico: Inconsciência. Palidez. Pele azulada e de aparência viscosa e manchada. Desligue a corrente elétrica com um pedaço de madeira ou tecidos secos. Se a vítima não estiver respirando, aplique respiração artificial. Caso não haja pulsação, aplique massagem cardíaca se estiver treinado.

Convulsões: Espasmos violentos, corpo rígido. Respiração difícil. Pele do rosto azulada. Olhos revirados, dentes cerrados, boca espumante. Chame um médico. Evite que o paciente se machuque. Mantendo-o deitado, não impeça seus movimentos. Afrouxe sua roupa.

Fraturas e Luxações:Fortes dores, deformação e perda de movimentos. Possíveis fraturas expostas. Vá ao médico. Não mova a parte em questão antes de colocar uma tala. Se o ferimento for nas pernas, costas ou pescoço, mantenha a pessoa deitada com o corpo estendido e chame uma ambulância. Cubra os ferimentos.

Mordida de Cães: A pele poderá estar perfurada ou dilacerada, mostrando as marcas de dentes ou presas. Lave o ferimento com água e sabão. Cubra com gaze limpa. Vá ao pronto socorro mais próximo para tratamento especializado.

Picadas de Insetos Dor: e coceira, inchaço, vermelhidão, possíveis reações alérgicas, tais como: choque e/ou dificuldade de respirar. Se o ferrão estiver no local, arranque-o com as unhas. Não esprema! Compressas frias. Se houver choque, erupção, etc., chame uma ambulância ou leve ao hospital.

Queimaduras Vermelhidão e dores: Nas queimaduras leves, formação de bolhas. Nas queimaduras graves, destruição do tecido. Gelo para as queimaduras leves. Água fria (não gelada) para queimaduras graves. Lave com água fria e sabão. Curativo esterilizado. Não use pomadas. Não remova o tecido que estiver colado ao ferimento. Vá ao médico.

Fontes: http://www.webbusca.com.br e http://www.icb.usp.br

Massagem Cardíaca

Primeiros passos




Os casos de parada do coração exigem ação imediata. Não espere a chegada do médico.

Se não perceber batimentos do coração

Se não conseguir palpar o pulso

Se a vítima apresentar acentuada palidez

FAÇA MASSAGEM CARDÍACA EXTERNA DO SEGUINTE MODO:

Coloque a vítima deitada de costas sobre superfície dura

Coloque suas mãos sobrepostas na metade inferior do esterno

Os dedos devem ficar abertos e não tocam a parede do tórax

Faça a seguir uma pressão, com bastante vigor, para que se abaixe o esterno, comprimindo o coração de encontro à coluna vertebral. Descomprima em seguida

Repita a manobra tantas vezes quantas forem necessárias (cerca de 60 por minuto)

CUIDADOS

Nos jovens, fazer pressão apenas com uma mão e nas crianças e bebês com os dedos, a fim de que não ocorram fraturas ósseas - esterno ou costelas.

Regras Gerais de Atendimento

1. Nunca remova uma vítima de atropelamento, queda ou fratura.

2. Acalme a vítima.

3. Chame por socorro.

4. Verifique a consciência, respiração e pulso.

5. Afrouxe roupas apertadas

6. Não dê água ou alimentos à vítima.



Encontrando uma pessoa inconsciente

1. Chacoalhe a vítima levemente para certificar-se da inconsciência

.2. Verifique se a vítima está respirando, como está a respiração.

3. Verifique se o coração está batendo.

4. Se a vítima estiver respirando e com o coração batendo, verifique se há algum ferimento grave.

5. Se não houver nenhum ferimento grave, chame por socorro com urgência, dê a localização da vítima, bairro, etc.

6. Se a vítima não estiver respirando, chame por socorro com urgência, e inicie a respiração boca-a-boca. Verifique também se o coração está batendo, pois se não estiver, você terá que iniciar a massagem cardíaca.

Esta seqüência simples de atendimento fará você ser capaz de salvar vidas.


Como verificar a respiração

Coloque uma mão na testa e outra sob o queixo da vítima e incline a cabeça da mesma para trás.
Aproxime seu rosto da vítima: olhe para o peito da vítima (verifique se sobe e desce); sinta o ar saindo pelo nariz ou boca da vítima no seu rosto; ouça os sons da respiração. (Fig. 1/1)

Se a vítima não estiver respirando

Após ter verificado a respiração (ver, ouvir e sentir), se a vítima não apresentar nenhum movimento respiratório é o que chamamos de PARADA RESPIRATÓRIA. Esta é uma situação que pode ser causada por obstrução da passagem do ar (objetos, queda da língua etc.) ou por algum problema com o cérebro (traumatismos, falta de oxigenação etc.) ou outros e, neste momento, se você não fizer a respiração pela vítima ela pode morrer.

1. Incline a cabeça da vítima para trás.
2. Faça duas vezes a ventilação boca-a-boca.
3. Se não fizer efeito, incline a cabeça da vítima novamente e repita a ventilação.

4. Se fez efeito, verifique os batimentos cardíacos.

5. Se o coração estiver batendo faça a ventilação boca-a-boca uma vez a cada 5 segundos, até que a vítima se recupere ou até chegar o socorro.





Saiba mais sobre parada cardíaca

Como verificar se o coração está batendo:

Coloque os dedos indicador e médio bem no meio do pescoço da vítima (em cima do pomo-de-adão nos homens e no local correspondente nas mulheres.)

Deslize seus dedos para o lado e encontre o vão entre a traquéia e o músculo forte do pescoço. (fig.4)

Sinta o pulso (batimentos do coração) bem abaixo dos seus dedos.


Se o coração da vítima não estiver batendo

A massagem cardíaca deve ser feita quando o coração não está batendo, situação chamada de PARADA CARDÍACA. A parada cardíaca pode acontecer por diversos motivos: infarto agudo do miocárdio (músculo do coração), choque elétrico, após uma parada respiratória, entre tantos outros. A técnica de reanimação cárdio-pulmonar envolve a coordenação de uma respiração adequada com compressão externa do coração. Sempre que você encontrar alguém com o coração sem batimentos, não haverá também movimentos respiratórios, por isto há a necessidade de coordenar a respiração boca-a-boca com a massagem do coração.

1. Com o dedo indicador de uma das mãos localize a borda das costelas da vítima

2. Corra os dedos ao longo das costelas da vítima até encontrar o osso pontudo no meio do peito (esterno)

3. Coloque dois dedos da outra mão logo após o ponto que encontrar.

4. Coloque a palma da primeira mão acima dos dois dedos da outra mão. (Fig.5)

5. Coloque a palma da mão em cima da mão que está no tórax. Este é o ponto exato em cima do coração e é onde você fará a massagem cardíaca (Fig. 6)

OBS.: Não faça massagem fazendo força com a mão esticada. Os dedos devem estar para cima, ou seja, não devem tocar o tórax.

6. Se você está sozinho fazendo a reanimação cardiopulmonar, faça 15 massagens e 2 ventilações boca-a-boca; e se você está com mais uma pessoa, faça 5 compressões e seu companheiro 1 ventilação.

7. Somente pare a reanimação cardiopulmonar quando chegar alguém preparado para substituí-lo (médicos, equipes de socorro ou alguém também treinado em R.C.P.).


“SEMPRE CHAME POR SOCORRO QUANDO ENCONTRAR UMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. TENHA SEMPRE À MÃO OS TELEFONES DE EMERGÊNCIA”.

Anotem: Bombeiros, 193. Polícia, 190. Ambulância, 192. Defesa Civil, 199. Anjos do Asfalto, 2590-2121. Polícia Civil 3399-3040/3041. Disque-intoxicação, 0800 722 6001 Central da prefeitura 2503-3000 tele saúde 2273-0846 Disque-denúncia 2253-1177

Como sempre digo, informação é TUDO!!!!!

Beijos da KIKI

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário