Por certo você já
ouviu falar em colesterol bom... Mas você sabe mesmo o que é isso e como ele
atua no nosso organismo?
Pesquisando na web
matérias sobre o assunto, descobri que aumentar os níveis de HDL é uma
maneira de combater o colesterol, ou melhor, o LDL, o chamado colesterol
ruim, que entope nossas artérias e aumenta os riscos de um enfarte.
Confira:O HDL colesterol , conhecido como “colesterol bom” ou lipoproteína de alta densidade, é um tipo de colesterol que ajuda a limpar o excesso de colesterol da parede dos vasos sanguíneos. Ele leva esta gordura que está sobrando – a qual pode ser usada para formar as placas de gordura que causam doenças coronarianas – de volta ao fígado para ser processada.
Quando os níveis de HDL de uma pessoa são medidos, está sendo verificado como estão seus vasos sanguíneos e o quanto eles estão livres de colesterol .
Quais são as dosagens ideais de HDL no sangue ?
Níveis de HDL abaixo de 40 mg/dL resultam em aumento do risco para doenças coronarianas, mesmo naquelas pessoas com níveis normais de colesterol total e de LDL colesterol (“colesterol ruim”). Dosagens entre 40 e 60 mg/dL são consideradas “normais”. Entretanto, níveis de HDL acima de 60 mg/dL podem proteger contra doenças do coração .
Sabe-se, há vários anos, que quanto maiores os níveis de HDL , melhor a proteção cardíaca.
Como podemos aumentar nossos níveis de HDL ?
- Exercícios aeróbicos. As atividades físicas aeróbicas regulares (como caminhadas, corrida, ciclismo) que aumentam o ritmo cardíaco, realizadas por 20 a 30 minutos por vez, podem ser o caminho mais efetivo para aumentar os níveis de HDL colesterol . Evidências recentes sugerem que a duração dos exercícios, mais do que sua intensidade, é o fator mais importante para aumentar os níveis de HDL . Mas qualquer exercício aeróbico já ajuda.
- Perda de peso corporal. A obesidade resulta não apenas em aumento dos níveis de LDL colesterol , mas também na redução do HDL . Se você está acima do peso ideal, perder peso pode resultar em aumento dos níveis de HDL colesterol . Isto é especialmente importante para aquelas pessoas que têm acúmulo de gordura na região abdominal. A medida da relação cintura-quadril é muito importante para dizer em que lugar você deve concentrar a sua perda de peso.
- Parar de fumar. Se você fuma, abandonar este vício pode resultar no aumento dos níveis de HDL .
- Reduzir as gorduras trans da dieta. A gordura trans está presente em muitos alimentos industrializados . A recomendação é evitar ou mesmo eliminar este tipo de gordura da dieta. Estas gorduras aumentam o colesterol ruim e reduzem o colesterol bom. Retirá-las dos alimentos que você ingere certamente vai elevar seus níveis de HDL .
- Álcool. A American Heart Association não encoraja os médicos a falarem para os seus pacientes sobre as vantagens do álcool para o organismo, pois os benefícios não são tão grandes o suficiente para que seu uso seja recomendado. Mas sabe-se que um ou dois drinks ao dia pode aumentar os níveis de HDL . Quantidades maiores do que estas podem elevar substancialmente o risco de vários problemas de saúde, incluindo a insuficiência cardíaca . Existem pessoas que desenvolverão estes problemas mesmo limitando o consumo de álcool a um ou dois drinks ao dia. Converse com o seu médico sobre o assunto.
- Aumentar a ingestão de gorduras monoinsaturadas na dieta. Gorduras monoinsaturadas como óleo de canola, abacate, azeite de oliva extra-virgem e gorduras encontradas em nozes e creme de amendoim podem aumentar o colesterol HDL , sem aumentar o colesterol total.
- Aumentar a ingestão de fibras. Fibras solúveis encontradas em aveia, frutas, vegetais e legumes reduzem o LDL e aumentam o HDL . Para melhores resultados recomenda-se ingerir pelo menos duas porções ao dia destes alimentos ricos em fibras.
Outros alimentos que podem ajudar a aumentar os níveis de HDL são:
- Suco de amora
- Peixes ricos em ômega-3
- Cálcio. Aparentemente a suplementação de cálcio pode aumentar os níveis de HDL (isso foi observado em mulheres na pós-menopausa , mas não em homens ou mulheres na pré-menopausa ).
E que tal uma dieta pobre em gorduras?
Limitar a ingestão total de gorduras pode reduzir o colesterol total e ajudar na redução do peso corporal, mas algumas evidências sugerem que uma dieta muito pobre em gorduras pode ser perigosa para o organismo, levando à deficiência de ácidos graxos essenciais para o organismo. Estes ácidos graxos essenciais não são produzidos pelo organismo. Eles precisam ser ingeridos.
A melhor recomendação é:
- Reduzir a ingestão de gorduras a 30-35% do total de calorias ingeridas na dieta – mas não menos do que 25% do total de calorias .
- Tentar eliminar as gorduras saturadas e gorduras trans da dieta substituindo-as por gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas. Isso significa eliminar a gordura da carne vermelha e do leite e substituir por gorduras vegetais não processadas. Este tipo de dieta vai evitar os problemas de uma alimentação muito pobre em gorduras e ajudar a aumentar os níveis de HDL .
Medicamentos que aumentam o HDL
O tratamento para aumentar o HDL com o uso de medicamentos não é tão efetivo quando comparado ao uso de drogas para reduzir o LDL colesterol . As estatinas, em particular, não são muito efetivas em aumentar os níveis de HDL .
Das medicações usadas para tratar o colesterol , a niacina parece ser a mais efetiva para elevar os níveis de HDL . A niacina é um tipo de vitamina B, mas a quantidade necessária para aumentar o HDL é muito grande. Somente um médico pode orientar o seu uso para este fim.
O tratamento para aumentar o HDL com o uso de medicamentos não é tão efetivo quando comparado ao uso de drogas para reduzir o LDL colesterol . As estatinas, em particular, não são muito efetivas em aumentar os níveis de HDL .
Das medicações usadas para tratar o colesterol , a niacina parece ser a mais efetiva para elevar os níveis de HDL . A niacina é um tipo de vitamina B, mas a quantidade necessária para aumentar o HDL é muito grande. Somente um médico pode orientar o seu uso para este fim.
Fonte: http://www.abc.med.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário